TERRA DO NUNCA

Terra do Nunca, do diretor Ivan Sugahara, estreia nova temporada no dia 8 de dezembro no Gláucio Gil

No final de 2009, o diretor Ivan Sugahara deu início ao processo de construção do seu mais novo trabalho: Terra do Nunca. Em pauta, a busca da juventude eterna, o culto à beleza e a procura da felicidade a qualquer preço. A partir dessa ideia, a peça foi construída por meio de um método colaborativo entre o diretor e o elenco formado por Helena Stewart, José Karini, Leonardo Netto e Letícia Isnard. A organização final do material dramatúrgico ficou a cargo de Ivan Sugahara e Leonardo Netto. A reestreia da peça será dia 8 de dezembro, no Teatro Gláucio Gil, no Rio.

O espetáculo busca examinar como, nos dias de hoje, todas as faixas etárias querem incorporar a cultura jovem às suas vidas. A pesquisa feita em conjunto começou com o mapeamento desse tema. Entre novembro de 2009 e abril deste ano, diretor e elenco se reuniram semanalmente. Juntos, eles leram trechos de livros, viram vídeos na internet, assistiram a filmes, ouviram músicas e contaram as suas experiências pessoais em relação ao assunto. Em maio, começaram a ensaiar diariamente construindo simultaneamente a encenação e a dramaturgia, que reúne diversas cenas e situações em torno do tema. A montagem traz também projeções de fotos e vídeo no cenário.

Além da leitura de “A criação da juventude – Como o conceito de teenage revolucionou o século XX”, de Jon Savage, quatro referências principais nortearam a pesquisa do grupo. O clássico mundial “O retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, serviu como uma das bases para a construção da peça, não como uma adaptação da obra, mas como fomentador do processo criativo.

Outra forte referência foi a figura emblemática do personagem Peter Pan, criada por James Matthew Barrie, em 1902, para o livro “O pequeno pássaro branco”. Tanto trechos da obra quanto as imagens e a trilha sonora do desenho animado criado por Walt Disney foram importantes na criação de cenas. A escolha do título da peça está ligada à história do menino que se recusa a crescer. É como se a expressão Terra do Nunca representasse não apenas a morada de Peter Pan, onde as crianças nunca crescem, mas como se o mundo em si fosse um grande playground onde todos permanecem eternamente jovens.

O ícone da música pop Michael Jackson também foi fonte de pesquisa. “Como uma epécie de personificação do personagem Peter Pan, ele perseguia a ideia de perpetuar a juventude eterna e de alcançar um modelo de beleza branca e feminina”, diz Ivan. A montagem explora o fato de Jackson encarnar o extremo dessa busca. Durante o processo, o grupo recorreu a outro ícone da cultura pop, o Super-Homem. O homem invencível, jovem e bonito que no cinema foi interpratado por Christopher Reeve, que na vida real ficou tetraplégico de uma hora para outra, mostrando a impotência perante as fatalidades da vida.

Ficha Técnica

Elenco – Helena Stewart, José Karini, Leonardo Netto e Letícia Isnard
Direção – Ivan Sugahara
Dramaturgia – Ivan Sugahara e Leonardo Netto
Criação Dramatúrgica – Alice Ripoll, Álvaro Lazzarotto, Gabriela Carneiro da Cunha, Helena Stewart, Ivan Sugahara, José Karini, Leonardo Netto e Letícia Isnard
Diretora Assistente e Preparação Corporal – Alice Ripoll
Música Original e Preparação Vocal – Álvaro Lazzarotto
Trilha Sonora – Ivan Sugahara e Álvaro Lazzarotto
Cenário – Natália Lana
Figurino – Nello Marrese
Iluminação – Renato Machado
Assistência de Direção – Nara Parolini e Thiago Ristow
Fotos – Dalton Valério
Programação Visual e Web Design – Thiago Ristow
Direção de Produção – Carla Mullulo
Produção Executiva – João Braune
Produção e Administração – Carla Mullulo e João Braune – Fomenta Produções

SERVIÇO

Temporada: de 8 de dezembro a 23 de dezembro
Teatro Glaucio Gill (Praça Cardeal Arcoverde – Copacabana)
Informações: (21) 2547 7003
Horários: de quarta a quinta, às 21h.
Valor de ingresso: R$ 16 (inteira), R$ 8 (meia).
Classificação etária: 14 anos.
Duração: 70 minutos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: