NO DIA EM QUE O MATARIAM…

Da escola para o mercado. Depois de cumprir temporada na CAL, o espetáculo No dia em que o matariam…, livremente inspirado na obra Crônica de uma morte anunciada, do escritor colombiano Gabriel García Marquez, ganha espaço no palco do Teatro Glaucio Gill a partir de 10 de novembro. Fruto de um trabalho de investigação dos diretores Thierry Trémouroux e Raquel Karro em parceria com os 16 atores que formam o elenco, a montagem fica em cartaz até o dia 25 de novembro, às quartas e quintas, às 19h.

Construindo uma dramaturgia própria, Thierry conta que foi apresentado ao romance, publicado em 1981, pela co-diretora do espetáculo, Raquel Karro. A partir de workshops realizados com os atores durante os três meses de ensaio, o diretor belga realiza um trabalho de desconstrução da cena. “Ter esse contato permanente com artistas jovens é muito rico e é sempre uma aprendizagem”, destaca Thierry.

Segundo Raquel, o processo de criação do espetáculo “veio de exercícios de composição e de estudo de personagens e situações do romance que encontram relação direta nas práticas do efeito de distanciamento de Bertold Brecht”, dramaturgo, poeta e encenador alemão. Por vezes, os atores assumem os personagens ou os analisam em terceira pessoa, e também reconstituem fatos narrados na obra. A montagem ainda é enriquecida por situações e diálogos criados através de depoimentos pessoais do elenco.

Em uma sala, atores e platéia se misturam ao longo do espetáculo. “O espectador é chamado à imaginação e à reconstituição do olhar a cada nova cena”, comenta Raquel. Thierry também destaca essa relação entre palco e público como um dos grandes atrativos do trabalho. E, mais ainda, na oportunidade dos jovens atores “mostrarem a cara para o grande público”. “Acredito que dessa forma se criam ligações de extrema importância entre o mundo dito profissional e as escolas de formação”, completa o diretor.

Ficha Técnica

Direção: Thierry Trémouroux e Raquel Karro
Texto: Thierry Trémouroux e Raquel Karro
Elenco: Breno Fonseca, Bruna Ferreira, Conrado Helt, Emilie Biason, Gabriel Vaz, Kelen Felizardo, Isabela Figueira, Luísa Bruno, Musa Tavares, Olívia Vivone, Paulo Lara, Pôla Neves, Priscila Juliano, Rodrigo Vidigal, Rebeca Dourado e Raquel Karro.

Serviço

No dia em que o matariam…
Teatro Gláucio Gill – Café – Praça Cardeal Arcoverde s/nº – Copacabana – Tel.: 2332 7904
De 10 a 25 de novembro, quartas e quintas, às 19h
Lotação: 50 lugares
Duração: 60 minutos
Preço: R$ 20,00 e R$ 10,00
Classificação Indicativa: 14 anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: