A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA

Monólogo premiado, baseado em livro homônimo de Moacyr Scliar, em tournée

Concebido e dirigido por Guilherme Piva, o monólogo conta com a interpretação da atriz Inez Viana. A peça tem como base romance de Moacyr Scliar, A mulher que escreveu a Bíblia, que foi adaptado por Thereza Falcão. O livro conta a história de uma mulher contemporânea que descobre, através de uma terapia de vidas passadas, sua identidade ancestral, a um só tempo encantadora e assustadora. Ela fora, no século X a.C., uma das setecentas esposas do rei Salomão – a mais FEIA de todas, mas a única capaz de ler e escrever. O rei encarregou-a então de escrever a história do seu povo, que a anônima narradora batiza com um nome grego: bíblion, BÍBLIA.

Depois de bem sucedida temporada nos Sescs do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul estendida a outros teatros cariocas em 2007, 2008 e 2009, a premiada peça esteve também em Angra dos Reis, Vitória, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza e Salvador. A montagem de “A mulher que escreveu a Bíblia conquistou excelentes críticas e ainda várias indicações para os prêmios mais importantes da categoria (Shell, Extra e APTR), vencendo o Prêmio Qualidade Brasil 2008, como melhor espetáculo e melhor atriz.

Utilizando-se de uma narrativa virtuosa e fascinante, que conjuga anacronismos, erudição, linguagem bíblica e chula, Moacyr Scliar construiu com grande sucesso em “A mulher que escreveu a Bíblia” (Prêmio Jabuti 2000), o que os editores chamaram de “misto de sátira e aventura”. Segundo o grupo que trouxe o livro para o teatro, não por acaso “a feia” é anônima. A História, a grande e oficial História onde figuram Salomões, Napoleões e Césares é escrita, de fato, pelos excluídos, deserdados, anônimos. Através dessa personagem de grande fealdade e inteligência ainda maior, o autor mostra sua simpatia pelos discriminados e verdadeiros heróis dos tempos.

Ficha Técnica

Concepção e direção: Guilherme Piva. Texto:  Moacyr Scliar. Adaptação: Thereza Falcão. Performance: Inez Viana. Direção Musical e música original: Marcelo Alonso Neves. Cenário: Sérgio Marimba. Iluminação: Maneco Quinderé. Figurino: Rui Cortez. Preparação corporal: Daniela Amorim. Designer gráfico: Paula Joory. Direção de produção Isabel Themudo e Cláudia Marques. Produção Executiva: Leila Moreno Produção: Inez Viana e Thereza Falcão.

Serviço

A Mulher que Escreveu a Bíblia
Teatro Gláucio Gill – Pça Cardeal Arcoverde s/nº – Copacabana
Tel.: 2332 7904
De 10 a 25 de novembro, quartas e quintas, 21h
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingresso: R$ 20,00 inteira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: