“La Codista.doc” e “Round Midnight/Hora Zero”

CÂMBIO APRESENTA:

“La Codista.doc” e “Round Midnight/Hora Zero”

Com exibições gratuitas no canal do YouTube da Cia dos Atores, projetos trazem parcerias entre artistas de Brasil e Holanda

Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, o projeto CÂMBIO está de volta em sua versão online, com a exibição de dois projetos inéditos: o documentário “La Codista.doc” e a performance “Round Midnight/Hora Zero” serão exibidos gratuitamente em dezembro, no canal da Cia dos Atores no YouTube (youtube.com/ciadosatores). As obras reafirmam a proposta do CÂMBIO de promover a troca e a parceria entre artistas, sendo dessa vez entre criadores brasileiros e holandeses. O projeto CÂMBIO tem apoio institucional do Consulado da Holanda no Rio de Janeiro.

No ar a partir de 2 de dezembro, o documentário “La Codista.doc” mostra o processo de criação da peça “La Codista”, da dramaturga holandesa Marleen Scholten, atriz e cofundadora do coletivo Wunderbaum. Na adaptação brasileira do texto (escrito originalmente em italiano e traduzido por Pedro Uchoa), batizada como “La Codista_BR”, o solo traz a atriz Monique Vaillé, com direção de Cesar Augusto. As mais de 70 horas de trabalho em 38 encontros estão sintetizadas no documentário, que apresenta os desafios encontrados pela equipe, formada por nove artistas – incluindo a autora, que reside na Itália – sem nenhum encontro presencial até o dia da estreia no festival Cena Contemporânea de Brasília, em 2020. O documentário ficará disponível para visualização por uma semana.

Na peça “La Codista_BR”, uma mulher desempregada decide criar uma profissão: ficar na fila para outras pessoas, um trabalho ao qual ela dá o nome de codista. Apesar de aparentemente simples, o trabalho oferece mil possibilidades, já que as filas e as pessoas são diferentes o tempo todo. O espetáculo terá uma apresentação gratuita online e ao vivo pelo canal do Sesc Pinheiros no dia 3 de dezembro às 19h. Para assistir à peça “La Codista_BR”, é só acessar os links disponibilizados nos sites: SESC SP/Pinheiros (www.sescsp.org.br) ou CÂMBIO (www.câmbio.art.br).

Em 10 de dezembro, o CÂMBIO lança a performance online inédita “Round Midnight/Hora Zero” – um intercâmbio artístico entre os coreógrafos Arno Schuitemaker, holandês, e Cristina Moura, brasileira. Inspirados e filmados pelas cidades onde cada um mora – Amsterdã e Rio de Janeiro – os solos foram dirigidos de forma totalmente remota. Da Holanda, Arno dirigiu o Domenico Salvatore, bailarino da Marcia Milhazes Companhia de Dança, com filmagens que começaram em um apartamento e seguiram para a praia. Já o ator e clown holandês Goos Meeuwsen foi dirigido por Cristina Moura, do Brasil, em três locais da capital holandesa: uma casa antiga e meio abandonada que fazia parte de uma igreja, ruas movimentadas no centro e às margens do rio IJ, na parte norte da cidade. A performance ficará disponível online por duas semanas.

SOBRE O CÂMBIO (cambio.art.br) – Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, CÂMBIO é um projeto de programação artística que realizou diversas ocupações, festivais e curadorias entre 2010 e 2015 no Rio de Janeiro e, agora em 2021, em meio à pandemia, retomou atividades em formato virtual. A estreia online foi em fevereiro com duas performances da Stephen Petronio Company (EUA), acompanhadas de um bate-papo com a Monique Gardenberg.  Apostando na sua definição, a programação é cheia de troca: artistas que estão em produção ascendente, projetos de outros estados e países, espetáculos de sucesso e inéditos, musicais, shows de música, cabaré, esquetes musicais, dança, teatro de revista, leituras dramatizadas, poesia e oficinas.

A primeira edição do CÂMBIO ocupou o Teatro Estadual Glaucio Gill de 2010 a 2011, enquanto a segunda edição ocupou o Teatro Municipal Café Pequeno de 2012 a 2015. Nos dois teatros, os palcos foram reestruturados e a curadoria criou programações diversificadas, incluindo teatro, música, dança, cinema e festivais. Na primeira edição, foi um total de 60 espetáculos, 394 sessões, 23 mil espectadores e uma nomeação na categoria especial do Prêmio APTR de 2011. Já na segunda edição, foram cerca de 100 espetáculos, 720 sessões e 60 mil espectadores.

  SERVIÇO  
2/12 (quinta) Documentário “La Codista.doc” – Projeto CÂMBIO Local: canal Cia dos Atores no YouTube (youtube.com/ciadosatores) Horário: lançamento às 19h (ficará disponível para visualização por uma semana) Gratuito  
3/12 (sexta) – Apresentação online e ao vivo da peça “La Codista_BR” Local: Acessar os links disponibilizados nos sites: SESC SP/Pinheiros (www.sescsp.org.br) ou CÂMBIO (www.câmbio.art.br) Horário: às 19h Gratuito  
10/12 (sexta) Exibição da performance “Round Midnight/Hora Zero” – Projeto CÂMBIO Local: canal Cia dos Atores no YouTube (youtube.com/ciadosatores) Horário: lançamento às 19h (ficará disponível para visualização por duas semanas) Gratuito    

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: