Quinta, 19 de junho, tem o samba maravilhoso do Grupo Semente no Café Pequeno!

Imagem

 

A história do Grupo Semente se a mistura com a da Lapa. Acompanhado da cantora Teresa Cristina, o Semente foi um agente de extrema importância no processo de revitalização da Lapa, que nos últimos anos, renasceu como bairro e como um dos berços da música brasileira criada no Rio de Janeiro.

 

A carreira do grupo começou em 1998 se apresentando no Bar Semente, acompanhando Teresa Cristina. Depois do sucesso no Semente, que além do reconhecimento rendeu ao grupo seu nome, passaram a se apresentar em outras casas noturnas da Lapa para um público cada vez maior. De lá para cá, ganharam visibilidade ao lado de Teresa Cristina, participando de seus trabalhos lançados: A música de Paulinho da Viola (Deck Disc/ 2003), indicado ao Grammy Latino como melhor disco de samba; A vida me fez assim (Deck Disc/ 2004); O mundo é meu lugar (Deck Disc 2005), CD/DVD ao vivo; Delicada (EMI Music/ 2007), e Melhor Assim (EMI Music/ 2010), CD e DVD ao vivo; e tocando em países como Alemanha, Japão, França, Holanda, Itália, Bulgária, Rússia, Espanha, África do Sul, Índia, México, Equador e Argentina. O Grupo também já se apresentou ao lado de nomes como Marisa Monte, Velha Guarda da Portela, D. Ivone Lara, Wilson Moreira, Tia Surica e Nelson Sargento.

Em 2009, Pedro Miranda, vocalista e um dos fundadores do Semente, deixou o grupo para seguir carreira solo, sendo subistituído por Bruno Cunha. Atualmente, da formação original estão o cavaquinista e compositor Joao Callado e o violonista e compositor Bernardo Dantas, que recebem o reforço dos bambas da percussão Mestre Trambique, no grupo desde 2003, e Marcos Esguleba

Em 2013, ano em que completa 15 anos de carreira, o Grupo Semente lança seu primeiro CD solo. Ainda sem título, o projeto apresenta a sonoridade atual do grupo, adquirida nestes 15 anos de estrada, resultado da união de músicos de distintas formações e de diferentes gerações, trazendo uma estética que mistura a batucada forte com bastante fundamento de Mestre Trambique e Marcos Esguleba, aliada a formação mais acadêmica de João Callado e Bernardo Dantas e fortalecida pela jovialidade de Bruno Cunha. O repertório sintetiza este momento atual do grupo, mas sem esquecer de suas história, apresentando músicas inéditas, que são sucessos em seus shows, além de clássicos do samba. O disco contará ainda com a participação de músicos e cantores que fazem parte da trajetória do grupo, como Zeca Pagodinho, Teresa Cristina e Pedro Miranda.

Imagem

Os integrantes

João Callado (cavaquinho) – Músico, compositor e arranjador, integra o Grupo Semente desde sua formação; participou do grupo “Cordão do Boitatá”, do qual foi um dos fundadores de 1996 a 1998. Já trabalhou com Paulo Moura, Paulinho da Viola, Turíbio Santos, Marisa Monte, Roberta Sá, Soraya Ravenle, entre outros. Fez a direção musical das peças teatrais “Pedro Mico” e “Uma Rede pra Iemanjá” de Antonio Callado, “Opereta Carioca” de Gustavo Gasparani e “Oui Oui, a França é Aqui” de Gasparani e Eduardo Rieche. Em 2009 lançou seu primeiro CD solo pela Biscoito Fino. É músico e diretor musical da cantora Teresa Cristina.

Bernardo Dantas (violão) – É um dos fundadores do Grupo Semente. Nos dois primeiros discos de Teresa Cristina & Grupo Semente, atuou como violonista e arranjador. Ao longo se sua carreira, tocou com nomes como Cristina Buarque, Jair do Cavaquinho, Argemiro, Surica, Monarco, Paulinho da Viola, Élton Medeiros,Walter Alfaiate, Marisa Monte, Wilson Moreira e Ivor Lancelloti. Assinou a trilha sonora do curta “Zero a Zero”, de João Emanuel Carneiro e já gravou trilhas para televisão. Toca violão de sete cordas e é arranjador no Grupo Semente, na Orquestra Tio Samba e na Orquestra Carioca de Samba e com a cantora Teresa Cristina.

Mestre Trambique (percussão) – Começou a carreira de ritmista na década de 60. Foi Mestre da escola mirim da Vila Isabel. Em 1980 ganhou o prêmio “Estandarte de ouro” de personalidade masculina e compôs, com Nei Silva e Paulinho Correia, “Na aba”, “Lindo Cenário” e “Garoa”, lançados por Bezerra da Silva. É integrante do Grupo Semente desde de 2003. Como músico, gravou com nomes como Chico Buarque, Maria Bethânia, Raphael Rabello, Beth Carvalho e Moraes Moreira. Atualmente faz parte da banda da cantora Teresa Cristina.

Bruno Cunha (voz e pandeiro) – Grande nome da nova geração do samba, é cantor, cavaquinista e percussionista, toca com artistas como Teresa Cristina, Aleh Ferreira, Andréa Dutra, Melanina Carioca e com o Arranco de Varsóvia. Participou do DVD do cantor, violonista e compositor Ricardo Mansur, “Mansur Samba Trio” da turnê “Sandra de Sá e Batucofonia”, e do DVD “Pãozinho de Açúcar – Arranco canta Martinho”, do Arranco de Varsóvia.

Marcos Esguleba  (percussão) – É um dos músicos mais requisitados em gravações no Brasil. Gravou com Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Sérgio Mendes, Beth Carvalho, Elza Soares, João Bosco, Ivan Lins, Maria Bethania, Alcione, Nana Caymmi, Lulu Santos, Daniela Mercury, entre muitos outros artistas. Integrante do Pagode Jazz Sardinha’s Club, que já foi eleito o melhor grupo instrumental do Brasil, é um dos grandes nomes da escola de samba Unidos da Tijuca e músico dos cantores Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola.

 SERVIÇO

– 19 de junho – quinta –  Show Grupo Semente –  1 apresentação
Horário: 20:00h
Ingresso: R$ 30,00
Duração:  90 min

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: