Venha assistir a peça FERIADO DE MIM MESMO >>> só duas apresentações!!!

“FERIADO DE MIM MESMO”

Imagem

ESPETÁCULO COM DRAMATURGIA E DIREÇÃO DE FABIANO DE FREITAS

Teatralização do livro homônimo de Santiago Nazarian, o espetáculo esteve em cartaz no Espaço SESC em Copacabana, no Galpão Gamboa e realizou temporada no Aramazém 9, em São Paulo, se prepara para circulação carioca

O que leva um homem a parecer estranho a si mesmo? Um jovem solitário, em uma metrópole qualquer, percebe certas mudanças em seu cotidiano como se existisse mais alguém vivendo ali. Na rotina contemporânea, onde estimulantes, antidepressivos e moderadores de apetite limitam o perigoso conflito entre sanidade e loucura, o jovem Miguel parece não estar só. “Feriado de mim mesmo”, inspirado no livro homônimo de Santiago Nazarian, tem dramaturgia e direção de Fabiano de Freitas, da companhia Teatro de Extremos. Estreou em 2010 no Espaço SESC, em Copacabana, participou do projeto Rota Gamboa, do produtor Fernando Libonatti e do ator Marco Nanini e acaba de realizar temporada em São Paulo, no Armazém 9, à convite do premiado Grupo XIX de Teatro. Desta vez, o projeto vai circular pela cidade do Rio de Janeiro, dentro de uma ideia de ampliação territorial incluindo vários pontos da cidade, em projeto contemplado pelo FATE – Fundo de Apoio ao Teatro, da cidade do Rio de Janeiro.

Miguel é um jovem tradutor que vive num apartamento de uma grande cidade. De natureza extremamente solitária, trabalha em casa, não tem amigos e não conhece os vizinhos. De repente o cotidiano passa por transformações: coisas que mudam de lugar, recados roubados na secretária eletrônica, compras que não foram feitas e roupas molhadas que não são suas. Miguel pode não estar só. Será uma paranoia causada pela solidão de se viver numa cidade grande ou um alto grau de esquizofrenia, de quem perdeu a si mesmo em função do outro?

A montagem teatral tem diversas referências ao universo pop, à linguagem cinematográfica e à literatura de suspense. Construída a partir de elementos recorrentes no teatro contemporâneo – a fragmentação, a literatura-em-cena, a performance, o ator-criador, a utilização do audiovisual e a fisicalidade, a peça utiliza recurso de atores-narradores que se multiplicam entre os personagens do livro e as intervenções cênicas.

Leonardo Corajo, Mauricio Lima e Renato Carrera são estes atores-narradores que contam trechos do livro de forma linear e, na pele dos personagens, vivenciam seus momentos-limite, propostos pela narrativa. Fabiano de Freitas destaca ainda o distanciamento dos atores em cena “como personas, comentando o texto e propondo um diálogo aberto entre encenação e espectador”.

A peça fragmenta o texto de Nazarian, para provocar algo além do que contar uma história. “A proposta da encenação é questionar teatralmente os temas sugeridos pelo autor, abrindo caminho para uma reflexão que só se encerra quando inserido o elemento fundamental sem o qual o evento teatral não se dá: o público”, explica o diretor.

Imagem

A montagem marca a estreia de um texto de Santiago Nazarian no teatro. Em breve, “Feriado de mim mesmo” chegará também aos cinemas.

SOBRE O LIVRO

Escrito em 2005, o romance é o terceiro livro publicado pelo escritor paulista Santiago Nazarian. No texto, é possível identificar ecos da literatura de Franz Kafka e Oscar Wilde – influências assumidas pelo autor. Assim como em “O Processo”, de Kafka, um homem alienado de tudo e de todos se envolve num emaranhado de situações, sem saber, no entanto, o que está acontecendo consigo mesmo. De Kafka há também a novela “A Construção”, onde um ser enigmático luta com unhas e dentes para salvar seu território ameaçado por um possível invasor. Da obra de Wilde pode-se destacar “O Retrato de Dorian Gray”, um delicado mergulho em um perigoso mundo de aparências que vale mais do que a essência de cada um.

SOBRE A COMPANHIA TEATRO DE EXTREMOS

Criada e dirigida por Fabiano de Freitas, desde 2003, a companhia dedica-se a processos criativos e investigação de linguagens. O trabalho tem por princípio a criação de uma cena multireferencial, em que se expõem várias camadas destes “extremos” que dão nome ao grupo: os extremos da cena e dos temas, os limites do humano, a radicalidade da pesquisa cênica. Ao mesmo tempo, o grupo tem relação forte com o audiovisual, a partir de uma estética calcada prioritariamente na construção da cena. Também prioriza o estudo do texto contemporâneo, através do investimento em autores clássicos, também da chamada nova dramaturgia, a construção de roteiros e a montagem de textos propriamente dramáticos, incluindo propostas de intercâmbio cultural e linguagens.

“Ataraxia”, “Umbigo”, “Aquilo que não se move”, “Obituário Ideal”, “Queda” e “As Engrenagens” são alguns dos trabalhos da companhia, além de inúmeras cenas, performances e outros experimentos.

A montagem de “Feriado de Mim Mesmo” indica uma aproximação do grupo com temas mais comoventes e interessantes sobre o sujeito contemporâneo.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção, roteiro dramatúrgico e direção: Fabiano de Freitas

Texto original: Santiago Nazarian

Elenco: Leonardo Corajo, Mauricio Lima e Renato Carrera

Elenco Stand-in: Guilherme Siman e Samuel Paes de Luna

Direção de arte: Pedro Paulo Souza

Co-direção de Arte: Gab Barreiros

Desenho de Luz, Trilha Sonora e Assistência de Dramaturgia: Guilherme Siman

Vídeo Arte: Gustavo Gelmini

Figurino: Mauricio Bispo

Fotografia e Teasers em Vídeo: Antonio Garcia

Produção executiva / Projeto de Circulação: Nely Coelho – Ginja Filmes e Produções

Produção Executiva / Projeto de Montagem: Junior Godim

Designer: Evee Avila e Priscilla Alvez de Moura – Balão de Ensaio

Realização: Teatro de Extremos e Midena Estúdio de Arte e Tecnologia Ltda.

FERIADO DE MIM MESMO.

Dias 20 e 21 de outubro, sábado e domingo ás 20:00h. 

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada). Únicas apresentações. 

. Teatro Municipal Café Pequeno.

Avenida Ataulfo de Paiva, 269, Leblon. Tel: (21) 2294-4480. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: