Essa quarta Show “A música de Tom Jobim e Cole Porter – Dani Spielmann e Deborah Levy”

O Duo formado por Dani Spielmann (saxes/flauta) e Deborah Levy (teclados/ piano) apresenta no show “A música de Tom Jobim e Cole Porter” interpretações e releituras de dois dos maiores cancionistas da música popular brasileira e norte- americana, traçando um paralelo entre as evidências musicais dos períodos do jazz e da bossa nova. Este show faz parte do projeto “A música de Tom Jobim e Cole Porter – Duo Dani Spielmann e Deborah Levy”, contemplado no edital do FAM – Fundo de Apoio à Música, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro em 2011.

“A música de Tom Jobim e Cole Porter – Duo Dani Spielmann e Deborah Levy” conduz a um passeio pelo universo musical desses dois compositores, buscando nessa trajetória, os pontos de tangência de suas obras. Com sensibilidade e criatividade, Dani Spielmann e Deborah Levy revisitam grandes composições de Tom Jobim e Cole Porter sob um novo olhar: em que pontos suas canções se tocam? Num show que é ora apenas Tom, ora apenas Cole, ora os dois juntos, toda a poética musical desses dois compositores é derramada num espetáculo instrumental envolvente, repleto de emoção. O Duo é acompanhado por outro duo de cordas: Dhyan Toffolo (viola) e Matheus Ceccato (violoncello).

No repertório de Tom, clássicos como Luíza, Passarim, O morro não tem vez, Retrato em branco e preto, Meu amigo Radamés, Pato Preto, Samba do Avião, Querida e Águas de março. De Porter, sucessos como I get a kick out of you, So in love, Every time we say goodbye e I Love Paris.

Imagem

O projeto “A música de Tom Jobim e Cole Porter – Dani Spielmann e Deborah Levy” nasceu em 2011, como fruto da percepção das relações que a música brasileira sempre estabeleceu com a música norte-americana, desde a entrada da indústria fonográfica no país, na década de 1950, mesmo pertencendo a gerações subsequentes.

Dani Spielmann e Deborah Levy são amigas de longa data e pertencem à mesma geração de musicistas que arregaçaram as mangas, colocaram seus instrumentos embaixo do braço e foram em busca de se inserir dentro de um mercado predominantemente masculino, o mercado profissional da música popular do início da década de 90. Dito e feito, depois de 20 anos cada uma seguindo a sua estrada, se reencontraram em 2010, quando, por pura afinidade e diversão, resolveram formar um duo, já com o objetivo de trabalhar a dobradinha compositor brasileiro/norte americano. A vontade de aprofundar na obra do maestro Tom Jobim foi o ponto inicial dessa escolha, a qual motivou a busca do outro compositor por suas influências, e chegou-se a Cole Porter. O projeto foi escrito e logo foi contemplado no edital “Som e Cristal” da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, para a realização de 02 shows no Palácio de Cristal, em 05 de maio e 07 de julho de 2011. Depois disso, veio o FAM, e o projeto ganhou o acompanhamento do cello e da viola, e foi novamente contemplado para a realização de 09 shows em equipamentos da prefeitura, na cidade do Rio de Janeiro. E segue em diversos outros espaços do Rio de Janeiro e arredores.

Nesse olhar dual sobre a bossa nova e o jazz, esse projeto propõe um mergulho no universo da canção, onde a força de uma duplicidade que se complementa é ressaltada em vários focos: melodia/harmonia, dois compositores que se somam, dois instrumentos que se complementam (sax/flauta e piano/teclado) e dois instrumentos de cordas que se completam, o cello e a viola. O resultado é um show que envolve várias dualidades do mundo da canção, seus amores e os desamores, suas musas, seus estados de espírito.

Serviço

-15 de agosto – quarta
Horário 20:00
Ingressos: R$ 30,00
Duração 80 minutos
Classificação 18 anos

Local: Teatro Café Pequeno – Av Ataulfo de Paiva, 269 Leblon.

Tel: (21) 2294-4480

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: