CATADORES DE SONHOS

“Catadores de Sonhos – Utopia com Atores e Alpinistas” estreia em janeiro no Teatro Gláucio Gill

O espetáculo une teatro, vídeo, dança e alpinismo

“O mundo atualmente é muito perigoso para qualquer coisa, menos para Utopia”
(R. Buckminster Fuller)

Catadores de Sonhos – Utopia com Atores e Alpinistas discute a possibilidade de concretizar os sonhos, o poder de ampliar a imaginação e expandir o pensamento. Transitando na fronteira de linguagens – teatro, música, dança, vídeo e alpinismo, a peça se apropria do tema Utopia para ilustrar a busca de realizações. A estreia está marcada para o dia 11 de janeiro no Teatro Gláucio Gill, às 21h. A grande novidade fica por conta da presença de dois alpinistas em cena, que conduzem os atores para a atmosfera idílica da utopia. Quebrando a gravidade, o espaço é recriado, gerando novas possibilidades que as salas de espetáculos normalmente não oferecem.

O espetáculo é dirigido e escrito por Jadranka Andjelic, diretora sérvia, que há dois anos se estabeleceu definitivamente no Brasil. Desde então, desenvolve uma parceria duradoura com a produtora e diretora de cinema Eveline Costa. No começo de 2010, o espetáculo Cidade In/Visívelchegou aos vagões do Metrô Rio, transportando os passageiros para a história da cidade. E o novo projeto Catadores de Sonhos reforça uma característica forte da dupla: a necessidade de realizar teatro que inspira reflexão.

A peça é encenada dentro e fora do prédio, usando a própria arquitetura do teatro como recurso. Os alpinistas escalam e “dançam” na parede, interagindo com atores, músicos e imagens. Seguindo o rastro de pesquisas que integram linguagens estéticas à discussão de problemáticas sociais, o projeto também abrange a importância de acreditar nos sonhos dentro da sociedade contemporânea.

O roteiro é livremente inspirado em fontes literárias variadas como Alberto Mangel e Giani Guadalupi, autores do livro Dicionário de Lugares Imaginários – um guia de viagem por espaços existentes apenas no terreno da ficção; Milorad Pavitch, autor de O Dicionário Khazar; Peter Handke, Santos Dumont, Oscar Wilde, Hakim Bay e utopias atuais de coletivos como o norte-americano Critical Art Ensemble, o antigo periódico anarquista Ação Direta e ativismos modernos.

O processo criativo conduzido pela diretora Jadranka aproveita a experiência de cada um dos envolvidos e a expansão do espaço cênico é evidente pela utilização quase constante de imagens projetadas em grandes telas. As imagens/vídeos criam o espaço em que o ator, músico e alpinista vão atuar. A trilha sonora original, composta por Thiago Trajano, também dá ênfase ao clima onírico do espetáculo, mesclando o tradicional a ritmos atuais.

“Catadores de Sonhos estimula as pessoas a terem uma visão mais ampla sobre o futuro, a persistirem e lutarem pelos seus sonhos, pois as mudanças são possíveis”, acrescenta Jadranka.

“A Utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. (Eduardo Galeano)

Sinopse
Catadores de Sonhos – Utopia com Atores e Alpinistas é um espetáculo de teatro contemporâneo quediscute o espaço da utopia nas relações humanas atuais. A busca pelo sonho é o fio condutor do espetáculo quetransita na fronteira de linguagens: teatro, dança, música, vídeo e alpinismo.

Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Jadranka Andjelic
Atores: Andréa Maciel, Patrick Sampaio e Ander Simões
Alpinistas: Felipe Edney e Eduardo Rodrigues
Direção de imagens, espaço cênico e objetos: Eveline Costa
Figurinos: Lydia Quintaes
Música, violão e direção musical: Thiago Trajano
Clarineta: Whatson Cardozo
Cello: Saulo Vignoli
Iluminação: Dani Sanches
Assistência de iluminação: Kadu Moratori
Fotografia: Carol Chediak
Programação visual: Rogerio Cavalcanti
Assistência de edição: Pedro Salim
Produção executiva: Rodrigo Lopes
Assistência de produção: Ferinha
Direção de produção: Eveline Costa
Produção: Sequência f i l m e s, músicas e cênicas
Assessoria de Imprensa: RPM Comunicação
Contadoria: Valdilene Telhado Duarte
Operação de vídeo: Pedro Salim e Rodrigo Lopes
Operação de luz: Kadu Moratori

Serviço
CATADORES DE SONHOS – UTOPIA COM ATORES E ALPINISTAS
Terças e Quartas, às 21h.
De 11 de janeiro a 02 de fevereiro
Local: Teatro Gláucio Gill
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde s/n°
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20, – inteira; R$10, – meia entrada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: