Quarta tem dança no Café Pequeno: IS THIS BRAZIL?

IsThisBrazil_PI_001

“Is this Brazil?” é um projeto de dança contemporânea de duas artistas que embora

tenham percursos completamente distintos, encontraram-se em torno de uma

temática comum: o que materializa e significa o corpo brasileiro. Clara Lee Lundberg é uma artista sueca com descendência argentina sediada entre Estocolmo, Buenos Aires e Rio de Janeiro enquanto Mariana Pimentel é uma cearense/ brasiliense que vive atualmente no Rio de Janeiro. Ambas conheceram-se em 2011 em um festival em Viena e perceberam as afinidades de trabalhos que criaram em contextos e momentos diferentes.

IsThisBrazil_PI_002

Clara cria no ano de 2007 em colaboração com a performer sueca Malena Sjöstedt o dueto “Samba pra caramba – você tem o ritmo no sangue, cara?”, onde investiga a influência da cultura brasileira na sua movimentação e na força que o samba tem de representar uma identidade. Em 2009, Mariana cria o solo “We don’t have money, but we are funny” baseado no olhar estrangeiro sobre a cultura brasileira e seus possíveis clichês e estigmas. Em 2011, ambos os universos se encontram com o fim de refletirem e construírem juntos uma nova fase para estes trabalhos. Depois de 2 anos trabalhando em residências artísticas no Rio de Janeiro e de 15 dias em Estocolmo, Suécia, Clara e Mariana estrearam o projeto que chamam de “Is this Brazil?”: Clara transformou o dueto no solo “Direito de Sambar” e Mariana amadureceu o solo criado em 2009.

“Este projeto é sobre celebrar este encontro, aprofundar os questionamentos encontrados e até mesmo, dar-lhes outros rumos, percebendo que alterações de discurso o trabalho precisará ter ao ser apresentado, finalmente, no Brasil. É muito importante para nós apresentá-lo no Rio de Janeiro, que é a cidade de forte presença nas questões que nos moveram neste processo, além de ela ser o palco dos nossos ensaios e da nossa vida cotidiana”, afirma Mariana Pimentel.

O que é uma dança “brasileira”? É o ritmo algo que já nasce com alguém? É possível ouvir o silêncio no Brasil? Os brasileiros são pessoas sempre felizes que sabem dançar samba? No projeto “Is this Brazil?” investigamos como o preconceito, os clichês e a corporalidade estão relacionados com a imagem que o Brasil representa para o mundo e para si mesmo. Numa atmosfera relaxada e descontraída, a performance “ Is this Brazil?” apresenta dois solos: “ Direito de Sambar” (Clara Lee Lundberg) e “We don´t have money, but we are funny” (Mariana Pimentel), seguidas de um pequeno debate performativo. Este programa será apresentado no Teatro Café Pequeno no dia 25 de Fevereiro, às 20h.

FICHA TÉCNICA:

“Is this Brazil?”

Conceito e interpretação: Clara Lee Lundberg e Mariana Pimentel

Colaboração artística: Fabiano Araruna e Yuri Mister do Passinho.

Vídeos: Fabiano Araruna

Produção: Dos Voos Soluções em Arte e Design

Duração: 1h30 min.

Este projeto teve o apoio de: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro/Brasil, Centro Cultural Laurinda Santos Lobo/

Rio de Janeiro, Brasil e The Swedish Arts Grants Committee/ Estocolmo, Suécia.

Estreou em Setembro de 2014 na sede do The Swedish Arts Grants Commitee, em Estocolmo, Suécia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: