Novelas, O Musical
Em seu segundo musical, As Sadomusicistas homenageiam nossa teledramaturgia e lembram clássicos que embalaram suas trilhas sonoras.
Do mundo mágico da TV para o teatro. Uma das formas de entretenimento mais amada do Brasil sai da caixinha para o palco sem perder o “verniz” de folhetim. O espetáculo “Novelas – O Musical traz uma trama rica em reviravoltas e plena dos mistérios típicos de uma novela genuinamente brasileira. Pensou em troca de bebês na maternidade? Personagens que se descobrem irmãos? Estão lá. Que tal o assassinato de um empresário que suscita a famosa pergunta: quem matou? Está também na trama. Sem falar na condenação injusta de uma certa personagem… E vamos mudar de assunto para não estragar as surpresas.
Toda novela que se presa precisa de uma boa trilha sonora. A narrativa de “Novelas, o musical” tem nas canções as peças-chaves para o avançar da sua ação dramática. Temas que marcaram época em novelas como “Sol de verão”, “Dancin Days” e “Roda de fogo” (ambas da TV Globo) e “Pantanal” (líder de audiência na extinta TV Manchete) ganham novos arranjos de Wladimir Pinheiro. Já o texto é assinado pelas Sadomusicistas, idealizadoras da montagem, juntamente com seu diretor, André Dias, ganhador do Prêmio APTR, em 2011, como ator coadjuvante na peça “Era No Tempo do Rei”, hoje, integra “Cazuza – Pro dia nascer feliz, o musical”, além de participar das montagens brasileiras de “Rent” e “Avenida Q”, entre outros musicais importantes.
E por falar em texto, personagens já conhecidos do grande público – e seus nomes emblemáticos — inspiram os tipos encontrados em “Novelas, o musical”. Estão no elenco “Helena”, numa alusão à célebre heroína de Manoel Carlos, e “João Emanuel”, esta uma homenagem ao autor João Emanuel Carneiro. Como uma novela precisa de bons pares românticos, foram convidados para a montagem os atores Sergio Somene e Olavo Cavalheiro, vencedor do High School Musical, da Disney Channel.
Nesta volta aos palcos, As Sadomusicistas retomam o olhar debochado e satírico que marcou “Muita mulher pra pouco musical”, no qual levavam à cena, em 2010, as agruras vividas por quem aspira estrelar um musical. No caso de “Novelas”, gaiatices à parte, há em comum o anseio de homenagear um produto cultural vendido para inúmeros países e que, por ser tão nosso, já mereceu loas de importantes pensadores como o sociólogo italiano Domenico de Masi, do best-seller “O ócio criativo”.
Certamente o espectador vai reconhecer tipos comuns no gênero folhetinesco e se identificar com suas peripécias. Em se tratando de “Novelas, o musical”, qualquer semelhança não será mera coincidência.
Serviço:
– 9 a 25 de maio – sexta a domingo – Novelas, O Musical – 9 apresentações
Horário: sextas e sábados 20:00h e domingos às 19:00h
Ingresso: R$ 40,00
Duração: 90 min
Classificação: 18 anos
Ficha Técnica:
Idealização e Concepção: As Sadomusicistas
Texto: As Sadomusicistas e André Dias
Direção Artística: André Dias
Direção Musical e Arranjos: Wladimir Pinheiro
Roteiro Musical: André Dias e Wladimir Pinheiro
Elenco: As Sadomusicistas – Aline Carrocino, Ana Luisa Leite, Aurora Dias, Marcela Dias, Tatiana Sobral
Atores Convidados: Olavo Cavalheiro e Sergio Somene
Coreografias: Victor Maia
Músicos: Marcello Sader (piano), Rodrigo Alencastre (violoncello), Aleska Henriques (Violoncelo) e Victor Ponce (percussão)
Preparação Vocal: Dani Calazans e Aurora Dias
Iluminação: André Dias e Anderson Ratto
Direção de arte: Rui Cortez
Assessoria de Comunicação: Octopus Comunicação e Cultura
Programação Visual: Débora Klippel
Assessoria de Imprensa: Silpert e Chevalier Comunicação
Direção Artística Assistente: Waleska Areas
Direção Musical Assistente: Marcello Sader
Assistente de Coreografia: Tatiana Sobral
Direção de produção: Aline Carrocino e Ana Luisa Leite
Produção Executiva: Igor Veloso
Administração de Temporada: Marta Vieira
Realização: As Sadomusicistas e Alce Produções