Estreia nacional de EDUCANDO RITA com Cláudio Mendes e Mariana Mac Niven no Café Pequeno

Print

Educando Rita, versão do clássico Pigmalion para os dias de hoje, é um texto inédito no Brasil do dramaturgo inglês Willy Russell. O autor é conhecido entre nós pelas duas bem sucedidas montagens de Shirley Valentine, com Renata Sorrah e posteriormente Betty Faria.

Em 1980, Educando Rita ganhou o Prêmio Laurence Olivier de melhor comédia.Três anos após sua estréia, o texto de Russell foi adaptado para o cinema,tendo Michael Caine no papel de Frank, o charmoso tutor, e Julie Walters, que também originou o papel no teatro, como Rita, a aluna inquieta e cabeleireira de profissão. Em 1984 a versão cinematográfica foi indicada ao Oscar e ao BAFTA por melhor roteiro adaptado e ao Globo de Ouro por melhor filme. Michael Caine e Julie Walters foram também indicados ao Oscar e vencedores dos prêmios BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Ator e Atriz respectivamente.

 

SINOPSE

Educando Rita acompanha a relação que se desenvolve entre uma jovem cabeleireira, Rita, e um professor universitário de meia idade, Frank, durante o período letivo na Universidade Aberta.

Rita, insatisfeita com a rotina do seu trabalho e da sua vida social, registra-se no curso de literatura buscando, de alguma forma, o seu crescimento interior.

A peça começa quando Rita encontra o seu orientador pela primeira vez. Frank, que tem uma longa carreira acadêmica, aceita o trabalho de tutoria para continuar sustentando uma de suas grandes paixões, a bebida. Professor e aluna desenvolvem uma sintonia imediata e a diferença flagrante entre os mundos em que vivem é apenas mais um fator que inflama o interesse e a curiosidade mútuos. O entusiasmo e honestidade de Rita impressionam Frank, fazendo com que ele reexamine suas atitudes e posições na vida.

As orientações de Frank possibilitam à Rita a descoberta de um novo estilo de vida e o crescimento de sua autoestima e autoconfiança. Entretanto, a amargura e cinismo de Frank vêm à tona quando Rita começa a adotar a mesma atitude pretensiosa e artificial da vida acadêmica que ele tanto despreza. Quando sua nova colega de apartamento tenta o suicídio, Rita percebe que o seu novo nicho social também apresenta a mesma desonestidade e superficialidade da qual ela, previamente, tanto tentara escapar. A peça termina quando Frank, mandado para a Austrália numa licença forçada, vislumbra a possibilidade de mudanças e Rita, antes de despedir-se, proporciona a ele um corte de cabelo que, como ela mesma diz, o fará remoçar dez anos.


Image

FICHA TÉCNICA

Texto: Willy Russell

Tradução: Marianna Mac Niven

Direção: Claudio Mendes

Elenco: Claudio Mendes e Marianna Mac Niven

Cenário e Figurino: Carlos Alberto Nunes

Iluminação: Paulo César Medeiros

Produção: J. R. Mac Niven Produções

Fotos e Video: Octavio Mac Niven

Programação Visual: Marcus Moraes

Realização: J.R. Mac Niven Produções

Produção: Ativa Produções

Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

 

WILLY RUSSEL (AUTOR)

Willy Russel é conhecido dos brasileiros pelas duas montagens bem sucedidas de seu texto mais conhecido – Shirley Valentine – uma por Renata Sorrah nos anos 90 e a mais recente em 2009 por Betty Faria.

Mas além de Shirley Valentine, Willy tem muitos espetáculos inéditos no Brasil além de Educando Rita: “Jonh Paul George Ringo and Bert”, “Blood Blothers” e o musical “Our Day Out”, todos sucessos de público e crítica no exterior.

 

Serviço

LOCAL: Teatro Café Pequeno – Av. Ataulfo de Paiva, 269. Leblon

CAPACIDADE DO TEATRO: 80 lugares

HORÁRIO: quinta a sábado às 20h, domingo às 19h

DURAÇÃO: 100 minutos

INGRESSOS: R$ 40,00 E R$20,00 (meia entrada)

TEMPORADA: de 11/01 a 23/02/2014 (de quinta a domingo)

CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

Anúncios

Um Comentário

  1. It’s great to read something that’s both enjoyable and provides prsgamtiadc solutions.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: