TEMPO A + TEATRO MUNICIPAL CAFÉ PEQUENO
O TEMPO A+ será um espaço múltiplo, com filmes, shows, performances, leitura, peças teatrais e uma homenagem a Caio Fernando Abreu. A proposta é criar um ponto de difusão e pensamento sobre a cena e suas potencialidades.
O TEMPO A+ funciona do seguinte modo: cada dia haverá um combo de atividades. São quatro dias, portanto, serão quatro combos.
TEMPO A+ #1. – QUINTA Dia 11 FILME / EVOÉ + DRAMATURGIA /COBOGÓ
18:00 > Filme > Evoé! Retrato de um antropófago, de Tadeu Jungle e Elaine Cesar
Um filme que mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do o diretor, ator e dramaturgo Zé Celso, do Teatro Oficina, uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos chave da trajetória do Zé. Sem legendas, sem datas aparentes e sem didatismo, o filme é um fluxo potente de imagens e sons que deixam o espectador em estado de constante atenção. O documentário é uma realização do Itaú Cultural e compõe a série Iconoclássicos. Duração: 110min
19:30 > Bate Papo / Café + Drinks com Isabel Diegues e Autores da coleção DRAMATURGIA da EDITORA COBOGÓ
A Coleção Dramaturgia apresenta peças de novos autores do teatro brasileiro, escritas e encenadas nos últimos anos, a fim de registrar esse momento de efervescência na criação teatral e de consolidar um panorama da nova geração de dramaturgos do país: Felipe Rocha, Pedro Brício, Daniela Pereira de Carvalho, Jô Bilac, Rodrigo Nogueira e Júlia Spadaccini.
20:30 > Leitura > PONTO DE FUGA de Rodrigo Nogueira
- TEXTO E DIREÇÃO Rodrigo Nogueira
- ELENCO Aline Fanju, Liliane Rovaris, Cristina Flores, Lucas Gouvêa, Luísa Friese e Michel Blois.
TEMPO A+ #2. SEXTA Dia 12 HOMENAGEM CAIO FERNANDO ABREU
(Santiago 1948 / Porto Alegre 1996) Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo,de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um “fotógrafo da fragmentação contemporânea”.
18:00 > Teatro > Sem Ana, Blues – estreia
- COM Jean Beppe
- DIREÇÃO Renato Farias
- REALIZAÇÃO Grupo 4Pontas
19:30 > Filmes > Sargento Garcia e Dama da Noite
Sobre Sargento Garcia
- FILME Curta-metragem em 35 mm
- COM Marcos Breda, Gedson Castro e Antonio Carlos Falcão
- DIREÇÃO Tutti Gregianin (Porto Alegre, 2000)
- DURAÇÃO 15 minutos
Sobre Dama da Noite
DAMA DA NOITE é um filme que comemora a convivência das diferenças. Sexo, solidão, Aids, discriminação. Grandes questões neste final de século na voz da Dama da Noite: uma personagem Pan-Sexual que mistura em doses desequilibradas, consciência política com extravagância poética, adquirem indetismo diante de uma platéia desvairada e sedenta por muita alegria e alguma ideologia.
- FILME Curta-metragem em 35 mm
- COM Gilberto Gawronski, André Mattos, Alexandre Barbalho e Priscila Prado
- DIREÇÃO Mário Diamante (Rio de Janeiro, 1999)
- DURAÇÃO 15 minutos
20:00 > Bate papo, café e drinks com Marcos Breda, Mário Diamante e Renato Farias
20:30 > Teatro > Os Dragões – Ano VII
Adaptação do conto de Caio Fernando Abreu “Os dragões não conhecem o paraíso”, é o primeiro espetáculo assinado pela Companhia de Teatro Íntimo, que comemora 7 anos. Personagem embriagada de memórias, desencadeia pensamentos que temperam o ambiente de cheiros, cores, sabores e poesia, embalada na dança da quimera. Na pesquisa de uma linguagem teatral delicada, a cena se aproxima da plateia, revelando uma atmosfera intimista. A trilha sonora original é também elemento essencial, criada pelo baterista e produtor musical Pupillo, integrante da banda Nação Zumbi.
Ficha técnica OS DRAGÕES
- TEXTO Caio Fernando Abreu
- ADAPTAÇÃO Fernanda Boechat e Renato Farias
- DIREÇÃORenato Farias
- ELENCOFernanda Boechat
- DIREÇÃO DE ARTE Melissa Paro
- PRODUÇÃO DE ARTE Flávia Ribeiro e Thiago Mendonça
- FIGURINO Tânia Oliveira
- TRILHA SONORA ORIGINAL Pupillo
- IMAGENS Cafi
- ILUMINAÇÃO Paulo César Medeiros
- VISAGISMO Ton Hill
- PREPARAÇÃO VOCAL Jorge Luís Cardoso
- PROJETO GRÁFICO Sergio Campante
- PRODUÇÃO GRÁFICA Marcus Handofsky
- FOTOS DIVULGAÇÃO Carol Beiriz
- PRODUÇÃO ASSISTENTE Bellatrix
- REALIZAÇÃO Companhia de Teatro Íntimo
TEMPO A+ #3. SABADO Dia 13 TERROR / COMÉDIA + MÚSICA
18:00 Filme > NERVO CRANIANO ZERO > CIA VIGOR MORTIS
O filme Nervo Craniano Zero é o segundo longa-metragem de Paulo Biscaia Filho. Seu primeiro filme, Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos participou de mais de 40 festivais internacionais e recebeu diversos prêmios. Nervo Craniano Zero segue a mesma trajetória do filme de estreia. Assim como Morgue Story, esta nova produção também é uma adaptação da peça teatral homônima realizada nos palcos também por Biscaia e sua companhia Vigor Mortis.
‘Nervo Craniano Zero dá um passo além no que havíamos experimentado em Morgue Story’, diz o diretor, ‘A celebração de uma interpretação assumidamente artificial típica do cinema da década de 80 está aqui mais plena do que nunca. A narrativa pode passar como algo sério para os desatentos, mas quem entra no jogo se diverte como nunca’. Biscaia ainda afirma que a estrutura da história é uma espécie de ‘fábula de horror cinderellesca oitentista‘ que resulta em um trabalho deliciosamente trash.
- ELENCO Leandro Daniel Colombo, Guenia Lemos, Uyara Torrente
- DIREÇÃO Paulo Biscaia Filho
- GÊNERO Terror | Comédia
- DURAÇÃO 90 minutos
20:30 > Show > Simone Mazzer participação especial de Silvia Machete
O SHOW de Simone Mazzer valoriza a canção através de suas interpretações e arranjos. Com clássicos da MPB e do pop mundial, passando inclusive pela chamada Vanguarda Paulista, o espetáculo conta com a presença dos músicos londrinenses Marco Antonio Scolari (piano) e Eduardo Rorato (bateria), e com o paulistano André Bedurê (contrabaixo).
TEMPO A+ #4. DOMINGO Dia 14 CURTA + ENCONTRO + SHOW
18:00 > Curta metragem > Agora Eu Sou Estamira, de Priscila Steinman
O documentário acompanha a transposição do filme “Estamira”, de Marcos Prado, para o teatro, através do processo criativo da atriz Dani Barros. O diálogo das diferentes linguagens movimenta o ciclo permeável da inesquecível Estamira.
- ELENCO Beatriz Saad, Dani Barros e Marcos Prado
- DIREÇÃO Priscila Steinman
- GÊNERO Documetário
- DURAÇÃO 15 minutos
18:30 > Encontro > Emanuel Aragão (Cia das Inutilezas), Leonardo Moreira (Cia Hiato) e Pedro Kosovski (Aquela Cia)
Emanuel Aragão (Cia das Inutilezas), Leonardo Moreira (Cia Hiato) e Pedro Kosovski (Aquela Cia) são três jovens dramaturgos/diretores que, em seus últimos trabalhos, se debruçam explicitamente sobre a ficção. Uma confluência entre os dois primeiros explica a proximidade entre os títulos de suas respectivas obras: Emanuel Aragão, em 2011, encenou “Ficções”; Leonardo Moreira, em 2012, apresenta o projeto “2 Ficções”. Ao mesmo tempo, Pedro Kosovski, com “Cara de Cavalo”, revela a dimensão ficcional da realidade ao questionar a veracidade dos fatos jornalísticos.
Por meio destas três trajetórias artísticas, o encontro “Ficção e Teatralidade: dimensões e armadilhas do real” propõe um debate a partir das seguintes perguntas: Por que ficção e não teatralidade? Falar em ficção é o mesmo que falar em teatralidade? Qual é o lugar da ficção no teatro? Ficção é metalinguagem? E ainda: de que modo dramaturgos tradicionais – como Luigi Pirandello, Nelson Rodrigues e Anton Tchekhov – são retomados (direta ou indiretamente) nestas obras?
Mediação de Manoel Silvestre Friques.
PEDRO KOSOVSKI
LEONARDO MOREIRA
EMANUEL ARAGÃO
20:00> Show de MARK LAMBERT & QUINTETO RADIO SWING
O norte-americano Mark Lambert lidera uma banda de craques de maiores instrumentistas brasileiras. Quinteto radio swing tem cinco integrantes e toca as melhores músicas dançantes do Swing, R&B e Soul Americano.
- VOZ, GUITARRA E ARRANJOS Mark Lambert
- TROMPETE Maico Lopes
- SAX ALTO Julio Merlino
- CONTRABAIXO Jefferson Lescowich
- BATERIA Jimmy Duchowny