Deus é um DJ reestreia no Rio de Janeiro,
em curta temporada no Teatro Café Pequeno
Espetáculo dirigido por Marcelo Rubens Paiva, com Marcos Damigo e Juliana Schalch no elenco, apresenta um casal de artistas que transforma sua vida privada em performance
Fotos: Vicente de Mello
Na esteira do sucesso da primeira temporada no centro cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, e no Festival de Teatro de Curitiba, o espetáculo multimídia Deus é um DJ reestreia no Rio próxima sexta-feira, dia 27 de abril, no simpático Teatro Café Pequeno, no Leblon, dentro da programação da Ocupação Câmbio.
Montado mais de quarenta vezes ao redor do mundo, Deus é um DJ é o texto mais famoso de Falk Richter, autor alemão antes inédito no Brasil e considerado um dos maiores expoentes do teatro contemporâneo alemão. A tradução é da alemã radicada no Brasil, Annette Ramershoven, e do próprio diretor, Marcelo Rubens Paiva.
Na história, um casal de jovens artistas, interpretados por Marcos Damigo e Juliana Schalch, é contratado por uma galeria de arte, vivendo ali cercados por câmeras. Suas imagens são vendidas e veiculadas via internet. Nesta casa/galeria eles vivem e trabalham em um ousado projeto que mistura sua própria história à arte que produzem como DJ e VJ.
O texto é o resultado de uma profunda análise comportamental sobre o jovem morador de qualquer grande centro urbano. O autor usa de um humor ácido para colocar em xeque o quanto nossa identidade é moldada pela cultura de massas e o apelo ao consumo. Tudo isso com uma linguagem ágil e instigante, no terreno incerto que se forma em cena à medida que os personagens desconstroem o que pensamos ser real. Nesse jogo, tudo é falso e espontâneo ao mesmo tempo.
A equipe de criação é composta por expoentes das artes do eixo Rio-São Paulo: a arquiteta Ana Kalil assina a cenografia do espetáculo; o artista visual Vicente de Mello assina obras do cenário e, em companhia do fotógrafo Renato Mangolin, as fotos de divulgação; OEstúdio, coletivo de moda e design, criou o figurino; o coletivo de design e vídeo Hardcuore assina os vídeos; Tomás Ribas, iluminador e artista plástico, criou o desenho de luz; a trilha sonora é do DJ Nado Leal; a preparação vocal ficou a cargo de Maria Sílvia Siqueira Campos; e o designer Alexandre Nino assina uma consultoria de arte e linguagem. A coordenação artística é de Marcos Damigo, também idealizador do projeto.
Serviço
Deus é um DJ
De 27 de abril a 20 de maio de 2012
De sexta a domingo
Sextas e sábados, 20:30h; domingos, 20:00h
Duração: 80 minutos
Teatro Café Pequeno / Ocupação Câmbio
Av. Ataulfo de Paiva, 269, Leblon, Rio de Janeiro
Telefone (21) 2294-4480
Capacidade: 100 lugares
Classificação etária: 18 anos
Ingresso: R$ 30,00
Ficha técnica
Direção: Marcelo Rubens Paiva
Texto: Falk Richter
Tradução: Annette Ramershoven e Marcelo Rubens Paiva
Coordenação artística: Marcos Damigo
Elenco: Marcos Damigo e Juliana Schalch
Assistência de direção: Isabel Mello
Preparação vocal: Maria Sílvia Siqueira Campos
Consultoria de arte e linguagem: Alexandre Nino
Cenografia: Ana Kalil
Cenotécnica: André Salles e Max Magalhães
Criação da estação do DJ: Bruno Jacomino
Direção musical e sonoplastia: Nado Leal
Iluminação: Tomás Ribas
Assistência de iluminação: PC
Figurino: OEstúdio
Visagismo: Ítalo Leite
Arte gráfica: Vicente de Mello e Rafael Adorján
Logo e videografismos: Hardcuore
Fotos: Vicente de Mello e Renato Mangolin
Assistência de design e fotografia: Róbson Tomate e Ricardo Aleixo
Produção: João Braune
Assistência de produção: Fernanda Carvalho
Assistência de coordenação: Pedro Paiva
Comunicação: Renato Saraiva
Idealização: Marcos Damigo
Coordenação geral: Marcos Damigo e Renato Saraiva