À PROCURA DE SI MESMO

Espetáculo formado por jovens artistas que narra uma poética história sobre a busca pelo autoconhecimento.
Estreia no dia 09 de fevereiro, no Teatro Glaucio Gill

À procura de si mesmo é um espetáculo teatral que descreve a saga de um homem em busca do desconhecido; em busca de uma ilha que não está nos mapas. A dramaturgia tem forte influência da obra de José Saramago e traz à tona uma reflexão acerca de cada um de nós, da nossa busca interior, dessa procura atemporal e irrestrita.

Um trabalho de pesquisa iniciado em 2008 pela diretora Thaisa Areia resultou neste espetáculo de 45 minutos fazendo prevalecer a fantasia e a profundidade de cada um dos personagens sem nome que constituem a trama. Sob o comando da flauta de um narrador, ele e seu coro – recurso oriundo das antigas tragédias gregas – conduzirão a platéia ao barco rumo à Ilha Desconhecida, encontrando a bordo apenas o homem do leme e a mulher da limpeza.

O elenco, composto por três atores (Leonardo Bastos, Mariana Zurc e Thales Laranja) e quatro atores-bailarinos (Diego Carvalho, Lucy Pavlsh, Natalia Araujo e Pedro Rothe), lança-se em um mar de palavras, imagens e sons para retratar de forma poética a história de um homem que “foi bater à porta do rei e disse-lhe Dá-me um barco.” Um conflito aparentemente simples que ganha enormes proporções por mover esferas sociais, burocráticas, emocionais e filosóficas numa época onde a busca pelo novo era coisa acabada há muito tempo. A riqueza humana e filosófica ressurgem aqui tal qual cada uma das frases não pontuadas em cada um dos parágrafos não traduzidos do português universal de Saramago.

A direção musical de Vinícius Castro traz músicas originais tocadas ao vivo e uma composição rítmica criada pelo próprio elenco. O cenário de Vinícius Lugon trabalha a imaginação, transforma-se a olhos vistos através de sobreposições que refletem a ideia do sonho, do impossível, do complexo misturado ao simples. Os figurinos de Alessandra Oliveira e Barbara Friaça, inspirados em obras plásticas de artistas como Vermeer, mesclam estilos medievais e renascentistas com a contemporaneidade, o bruto com o delicado. Figurino, cenário e trilha em conjunto criam o universo lúdico que a trama sugere.

O espetáculo, de classificação livre, surgiu como um projeto curricular dentro do curso de Direção Teatral da UFRJ, com o qual a diretora Thaisa Areia graduou-se no final de 2010. Com o resultado do processo de criação, a equipe sentiu a necessidade de despertar o apreço de mais espectadores pelas questões tratadas na obra. Segundo a própria diretora “o espetáculo fala de busca, […] fala de adultos que conseguiram manter a força de acreditar em algo que os outros dizem ser impossível. Acreditar como acreditam as crianças, que ainda não aprenderam a duvidar de tudo.” E é isso que À procura de si mesmo suscita. Quanto à Ilha, ‘Se eu to [sic] pudesse dizer, então não seria desconhecida’.

FICHA TÉCNICA

À PROCURA DE SI MESMO
Texto – Diego Carvalho, Leonardo Bastos, Lucy Pavlsh, Luisa Sabino, Mariana Zurc, Pedro Rothe, Thaisa Areia e Thales Laranja
Direção – Thaisa Areia
Elenco – Diego Carvalho, Leonardo Bastos, Lucy Pavlsh, Natalia Araujo, Mariana Zurc, Pedro Rothe e Thales Laranja
Orientação de Direção – Lauro Góes e Marcellus Ferreira
Cenografia – Vinícius Lugon
Assistência de Cenografia – Felipe Tomaz, Flávia Cristino, Nathália Borges, Laura Storino, Samanta Toledo, Samuel Ramos e Yuri Azevedo
Orientação de Cenografia – Natália Lana
Figurino e Visagismo – Alessandra de Oliveira e Bárbara Boaventura Friaça
Orientação de Figurino – Madson Oliveira
Trilha Sonora Original – Vinícius Castro
Iluminação – Vitor Hugo
Direção de Movimento – Luisa Sabino
Programação Visual – Leandro Fernandes
Produção – Leonardo Bastos, Mariana Zurc, Thaisa Areia e Vitor Hugo
Realização – UFRJ

SERVIÇO

Espetáculo: “À procura de si mesmo”
Local: Teatro Glaucio Gill
Direção e dramaturgia – Thaisa Areia
Elenco – Diego Carvalho, Leonardo Bastos, Lucy Pavlsh, Natalia Araujo, Mariana Zurc, Pedro Rothe e Thales Laranja.
Temporada: 09 de fevereiro a 04 de março de 2011
Dias e horários: Quartas, quintas sextas às 19h
Duração: 45 minutos
Ingresso: R$ 20,00 (vinte reais) e R$ 10,00 (dez reais) para estudantes e maiores de 60 (sessenta) anos
Lotação: 40 lugares
Classificação indicativa: Livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: